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TI - Tecnologia da Informação

Seu TI está realmente resolvendo o problema?

Um departamento de TI eficaz deixou de ser uma opção há muito tempo! Para que os custos não sejam exacerbados e os colaboradores não sejam prejudicados pela parada dos sistemas, é preciso assertividade nos processos. Confira no artigo de hoje como identificar os principais problemas do TI.

TI - Tecnologia da Informação

Somos completamente dependente do universo digital, ainda mais no âmbito corporativo, onde milhares de documentos, dados e senhas estão interligados. E a principal responsabilidade do TI é manter todos esses sistemas funcionando perfeitamente, a fim de que cada um possa desempenhar sua tarefa sem interrupções ou falhas.

Mas como saber se o TI tem trazido a eficiência necessária para a empresa? Caso não, você pode estar tendo custos bem mais altos do que o necessário.

Como saber se meu TI é eficaz?

Existem alguns indicadores que você pode começar a notar agora mesmo, a fim de ter uma resposta mais precisa:

1 – Reincidência

O primeiro fator diz respeito a reincidência de problemas: se algo vem acontecendo há um tempo, é muito provável que apenas reparos provisórios estejam sendo feitos, ao invés de investigar e solucionar a real causa do problema.

2 – Dificuldade na hora de se comunicar com o TI

A comunicação é a base para entender e aprimorar qualquer processo, portanto, sem ela as coisas se tornam muito difíceis e a parte tecnológica só tende a perder qualidade com isso.

3 – Tempo gasto

O excesso de tempo gasto no combate a uma falha ou erro é importantíssimo e deve ser levado em consideração, pois as repetidas paralisações de um funcionário tem um alto custo e prejudicam a empresa.

4 – Falta de Prevenção

Quando falamos de TI, achar e resolver a causa não é suficiente – é preciso agir de maneira preventiva, aprimorando os sistemas para que eles não voltem a passar por problemas semelhantes.

5 – Integração

A equipe responsável pela tecnologia deve estar ciente de que a companhia funciona como um ecossistema, onde cada parte desempenha uma função específica para chegar até um objetivo: a sobrevivência.

Se uma dessas partes falhar, todo o processo pode estar comprometido. Sendo assim, é necessário que os projetos sejam pensados de forma integrada e levem em conta todos os departamentos.

6 – Parte básica

A estruturação de cabos e afins não pode ser deixada de lado! Mesmo sendo algo mais “básico”, é um fator relevante para o bom funcionamento e a economia de custos com equipamentos.

Esses 6 fatores devem ser levados em consideração na hora de avaliar o seu TI. Caso seja constatada ineficiência ou você ainda não disponibilize de uma equipe especializada, considere terceirizar uma, afinal, esse tipo de serviço, além de reduzir os custos, são eficientes e possuem suporte de qualidade, basta escolher uma empresa parceira com know-how para atendê-lo.

Restou alguma dúvida? Entre em contato!

Essas foram as nossas dicas de hoje. Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo!



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